Hoje vamos falar um pouco sobre como preencher o DS-160, passo a passo.

Algo muito bom de se saber é que o processo de Visto Americano está mais simples e rápido.
Mas mesmo assim, uma vez ou outra, ainda ouvimos falar em alguma demora no atendimento, filas no consulado e algumas histórias estressantes.

Por isso sempre vamos lhe recomendar o planejamento … iniciando o seu processo com pelo menos quatro meses de antecedência da data da viagem …
Recomendamos ainda que você não adquira nada referente a viagem antes da chegada do seu visto e, claro: leia e releia esse post várias vezes para não deixar nenhum documento para trás!

Como preencher o DS-160 passo a passo

Antes de começar o preenchimento do seu formulário DS-160, tenha em mãos: Passaporte, CPF, RG e seu visto antigo – caso houver.

Reserve ao menos 2 horas para preencher o seu formulário DS-160.
Logo no início, você terá de escolher onde deseja fazer a entrevista: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. Feito isso, você deverá escolher a opção “Start an Application”.

Se prepare porque a lista de perguntas é grande e vai englobar desde os seus dados pessoais, sua formação até as suas relações familiares.
Conselho: ao preencher o DS-160 passo a passo, seja verdadeiro, não omita ou exagere as informações. Fornecer falsa informação é crime e isso poderá lhe prejudicar futuramente.

Ao preencher o formulário você irá se deparar com uma pergunta sobre o propósito da sua viagem e qual o tipo de visto você quer solicitar.
Turistas devem pedir o Visto B-2, Intercambistas o visto F-1 para escolas de idioma, universidades ou instituições acadêmicas e visto J-1 para summer jobs, au pair ou estágios.

O consulado pede para que os solicitantes preencham o DS160 em inglês, no entanto você vai precisar colocar somente algumas informações realmente em inglês, entretanto se preferir, não terá nenhum problema em preenchê-lo em português.
Saiba também que o formulário para crianças é diferente do adulto e algumas perguntas podem ser feitas no formulário dos pais e que não será feita no formulário dos filhos.

Ah! os formulários também são diferentes para homem e mulher, então se você estiver preenchendo os formulários para um casal vai notar que as solicitações de informações estão diferentes… não se preocupe porque isto é normal.

Outra dúvida frequente no formulário é a parte onde se solicita que insira a data de viagem para os EUA. Saiba que esta parte se refere apenas a uma previsão de viagem, você não precisa ter efetuado reservas de hotel e nem de passagens.

Ao finalizar o preenchimento do formulário DS-160, você deverá imprimir a página de confirmação e guardá-la. Esse documento será necessário nas próximas etapas do pedido de visto.

IMPORTANTE: Você deve saber que o formulário é eletrônico e que todas as suas informações serão enviadas para o consulado assim que você finalizar o preenchimento. Veja abaixo o modelo da página de confirmação:

visa-confirmacao-ds-160

Vale lembrar que se você já preencheu o formulário e notou que alguma coisa esta errada, ou você pode restaurar as informações através da resposta secreta que você inseriu quando começou a preencher, ou você inicia um novo preenchimento, mas não se esqueça de levar consigo sempre o formulário atualizado.

Que tal receber mais dicas de como preencher seu formulário?
Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail o nosso tutorial completo de como preencher cada questão – com todas as dicas do que responder para cada pergunta.

E se preparare para uma Boa Viagem!

Deixe uma resposta